sábado, 14 de dezembro de 2013

Sobre a primeira fase do modernismo.

"O seu sentido verdadeiramente específico. Porque, embora lançados inúmeros processos e ideias novas, o movimento modernista foi essencialmente destruidor. A Primeira Fase do Modernismo foi caracterizada pela tentativa de definir e marcar posições. Foi o período mais radical do movimento modernista, justamente em consequência da necessidade de romper com todas as estruturas do passado. Daí o caráter anárquico dessa primeira fase modernista e seu forte sentido destruidor."
Sobre o medo, sobre a vontade e sobre o sumiço. Mandacaru. E sobre me sentir um lixo. Sobre ter de-zes-seis anos de novo e sobre não ter amigos de infância. E sobre esse muro aqui em volta. Sobre quando a minha própria companhia não me basta. Taí a merda, sabe? Aquela sensação de não se encaixar em lugar nenhum. Nem naquele café. Temos que marcar aquele nosso mochilão pela América Latina, é o que você me diz. Mas eu não quero. Refiz meus planos e, surpresa! não existe mais nenhum. Meus quereres estão tão restritos. Ou, ando querendo pouca coisa. Aquele disco do Chico e você. Só isso. Nós dois e aquele museu. 
Eu não aguento mais nada disso. Não aguento seu falatório. Não aguento a Lorenice mais. Depois ainda me sinto no direito de reclamar da ausência. Não suporto ninguém. Nem eu mesma.